A Campanha

O possível a se oferecer no presente não pode escamotear a condenação do melhor a ser alcançado no futuro próximo, para o bem da coletividade geral.

Este é objetivo da Campanha de Conscientização intitulada RODOVIÁRIA JARDIM OCEÂNICO NÃO, METRÔ ALVORADA JÁ, promovida pelas Associações de Moradores, Empresários e Comerciantes, abaixo signatárias, da Grande Barra da Tijuca.
Nossa intenção é tão somente esclarecer e alertar a população local, como também a toda a cidade, para os severos impactos negativos causados pela obra que será realizada no coração do Jardim Oceânico, às margens da Lagoa da Tijuca, de CONSTRUÇÃO de uma RODOVIÁRIA para “resolver temporariamente” a questão da INTEGRAÇÃO da LINHA 4 do METRÔ ao TERMINAL ALVORADA através do Sistema de Ônibus Articulados do tipo BRT.

Dezembro de 2013,

A Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro se transformou em um monumental canteiro de obras. Há apenas cinco meses para o inicio da Copa do Mundo FIFA 2014 e menos de mil dias para a abertura oficial das Olimpíadas Rio 2016, o carioca enfrenta diariamente e com galhardia, explosões de pedreiras, demolições, desvios de trânsito, tapumes, interdições, e, principalmente, engarrafamentos!!!

Eternos, constantes e democráticos, os engarrafamentos surgem como fenômenos urbanos que a todos afetam, independentemente de idade, raça, profissão, credo ou religião.

Jornais, televisões, rádios e internet cumprem sua missão de utilidade pública buscando dar dicas para minimizar os transtornos diários daquilo que deveria ser uma simples viagem     casa-trabalho.

Simultaneamente, os mesmos meios de comunicação buscam compreender e interpretar - quase que instantaneamente -, através de debates e entrevistas com especialistas e autoridades públicas, o cerne de uma das principais inquietações dos cidadãos brasileiros, expressas com veemência, nas manifestações de rua do ano que se encerra - a questão da Mobilidade Urbana.

Por trás deste cenário ativista, de urgências e contingências, mais de 25 bilhões de reais estão sendo investidos em projetos de transportes e no sistema viário do Rio de Janeiro seja pelos governos, seja por investidores ou concessionários. Louvável é que os transportes coletivos estejam sendo priorizados sobre os individuais.

Contudo, no meio desta gama de projetos de infraestrutura, verifica-se que alguns rumos adotados foram impelidos pelo açodamento dos acontecimentos e das oportunidades, sem contar muitas vezes, com a necessária mediação consciente da comunidade afetada.

Comunidade esta que vem reclamar aqui, nesta Campanha, sua posição de protagonista das Políticas Públicas de Transporte e Desenvolvimento Urbano, cliente e usuária principal de todos os investimentos realizados no território da cidade.

Para além das datas e prazos oficiais de grandes eventos, será ela que herdará como legado, no seu dia a dia, por muitos e muitos anos, as vantagens sim, mas também os equívocos e consequências daquilo que fora realizado sem a devida reflexão.

O possível a se oferecer no presente não pode escamotear a condenação do melhor a ser alcançado no futuro próximo, para o bem da coletividade geral.

Este é objetivo da Campanha de Conscientização intitulada RODOVIÁRIA JARDIM OCEÂNICO NÃO, METRÔ ALVORADA JÁ, promovida pelas Associações de Moradores, Empresários e Comerciantes, abaixo signatárias, da Grande Barra da Tijuca.

Nossa intenção é tão somente esclarecer e alertar a população local, como também a toda a cidade, para os severos impactos negativos causados pela obra que será realizada no coração do Jardim Oceânico, às margens da Lagoa da Tijuca, de CONSTRUÇÃO de uma RODOVIÁRIA para “resolver temporariamente” a questão da INTEGRAÇÃO da LINHA 4 do METRÔ ao TERMINAL ALVORADA.

Tal integração se dará através do prolongamento do Corredor TRANSOESTE - Sistema de Ônibus Articulados do tipo BRT – que passará a fazer a conexão Alvorada - Jardim Oceânico, sendo implantado sobre o atual canteiro central da Avenida das Américas, suprimindo 5 km de ciclovia existente e a respectiva vegetação de árvores frondosas.

Nossa decisão pela realização da Campanha foi a percepção de que tais impactos negativos relacionados a este conjunto de projetos não estariam sendo percebidos pela coletividade pela total falta de INFORMAÇÃO !

A Campanha de Conscientização se estrutura a partir da série “Você Sabia?” renovada através de novos flyers, informações atualizadas neste blog, posts no facebook, além de outras estratégias de comunicação informativas, e, sempre que possível - interativas.

A ideia é que moradores, trabalhadores e frequentadores da região comecem a discutir o assunto e descubram se a população está devidamente informada sobre estas obras, e, fundamentalmente, se concorda com elas.

É uma Campanha de estimulo à sua cidadania. Fique Esperto.

Procure Saber.

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