O possível a se oferecer no presente não pode escamotear a
condenação do melhor a ser alcançado no futuro próximo, para o bem da
coletividade geral.
Este é objetivo da Campanha de Conscientização
intitulada RODOVIÁRIA JARDIM OCEÂNICO
NÃO, METRÔ ALVORADA JÁ, promovida pelas Associações de Moradores,
Empresários e Comerciantes, abaixo signatárias, da Grande Barra da Tijuca.
Nossa intenção é tão somente esclarecer e
alertar a população local, como também a toda a cidade, para os severos
impactos negativos causados pela obra que será realizada no coração do Jardim
Oceânico, às margens da Lagoa da Tijuca, de
CONSTRUÇÃO de uma RODOVIÁRIA para “resolver temporariamente” a questão da INTEGRAÇÃO da LINHA 4 do METRÔ ao TERMINAL ALVORADA através do Sistema de
Ônibus Articulados do tipo BRT.
Dezembro de 2013,
A Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro
se transformou em um monumental canteiro de obras. Há apenas cinco meses para o
inicio da Copa do Mundo FIFA 2014 e menos de mil dias para a abertura oficial das
Olimpíadas Rio 2016, o carioca enfrenta diariamente e com galhardia, explosões
de pedreiras, demolições, desvios de trânsito, tapumes, interdições, e,
principalmente, engarrafamentos!!!
Eternos, constantes e democráticos, os
engarrafamentos surgem como fenômenos urbanos que a todos afetam, independentemente
de idade, raça, profissão, credo ou religião.
Jornais, televisões, rádios e internet
cumprem sua missão de utilidade pública buscando dar dicas para minimizar os
transtornos diários daquilo que deveria ser uma simples viagem casa-trabalho.
Simultaneamente, os mesmos meios de
comunicação buscam compreender e interpretar - quase que instantaneamente -,
através de debates e entrevistas com especialistas e autoridades públicas, o
cerne de uma das principais inquietações dos cidadãos brasileiros, expressas com
veemência, nas manifestações de rua do ano que se encerra - a questão da Mobilidade Urbana.
Por trás deste cenário ativista, de
urgências e contingências, mais de 25 bilhões de reais estão sendo investidos
em projetos de transportes e no sistema viário do Rio de Janeiro seja pelos
governos, seja por investidores ou concessionários. Louvável é que os
transportes coletivos estejam sendo priorizados sobre os individuais.
Contudo, no meio desta gama de
projetos de infraestrutura, verifica-se que alguns rumos adotados foram impelidos
pelo açodamento dos acontecimentos e das oportunidades, sem contar muitas
vezes, com a necessária mediação consciente da comunidade afetada.
Comunidade esta que vem reclamar aqui,
nesta Campanha, sua posição de protagonista das Políticas Públicas de
Transporte e Desenvolvimento Urbano, cliente e usuária principal de todos os
investimentos realizados no território da cidade.
Para além das datas e prazos oficiais
de grandes eventos, será ela que herdará como legado, no seu dia a dia, por
muitos e muitos anos, as vantagens sim, mas também os equívocos e consequências
daquilo que fora realizado sem a devida reflexão.
O possível a se
oferecer no presente não pode escamotear a condenação do melhor a ser alcançado
no futuro próximo, para o bem da coletividade geral.
Este é objetivo da Campanha de
Conscientização intitulada RODOVIÁRIA JARDIM OCEÂNICO NÃO, METRÔ ALVORADA JÁ, promovida
pelas Associações de Moradores, Empresários e Comerciantes, abaixo signatárias,
da Grande Barra da Tijuca.
Nossa intenção é tão somente esclarecer
e alertar a população local, como também a toda a cidade, para os severos
impactos negativos causados pela obra que será realizada no coração do Jardim
Oceânico, às margens da Lagoa da Tijuca, de
CONSTRUÇÃO de uma RODOVIÁRIA para “resolver temporariamente” a questão da INTEGRAÇÃO da LINHA 4 do METRÔ ao TERMINAL ALVORADA.
Tal integração se dará através do
prolongamento do Corredor TRANSOESTE - Sistema de Ônibus Articulados do tipo BRT
– que passará a fazer a conexão Alvorada - Jardim Oceânico, sendo implantado
sobre o atual canteiro central da Avenida das Américas, suprimindo 5 km de
ciclovia existente e a respectiva vegetação de árvores frondosas.
Nossa decisão pela realização da
Campanha foi a percepção de que tais impactos negativos relacionados a este
conjunto de projetos não estariam sendo percebidos pela coletividade pela total
falta de INFORMAÇÃO !
A Campanha de Conscientização se
estrutura a partir da série “Você Sabia?”
renovada através de novos flyers, informações atualizadas neste blog, posts no
facebook, além de outras estratégias de comunicação informativas, e, sempre que
possível - interativas.
A ideia é que moradores, trabalhadores
e frequentadores da região comecem a discutir o assunto e descubram se a
população está devidamente informada sobre estas obras, e, fundamentalmente, se
concorda com elas.
É uma Campanha de estimulo à sua
cidadania. Fique Esperto.
Procure Saber.
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